domingo, 3 de julho de 2011

Dragon Ball Z



É um mangá criado por Akira Toriyama e publicado em 42 volumes, inicialmente na revista Weekly Shōnen Jump, a partir de 1986. O mangá deu origem a duas séries de anime que tiveram um enorme sucesso, tanto no Japão como no resto do mundo: Dragon BallDragon Ball Z e aindaDragon Ball GT, uma terceira série cuja história não se baseia no mangá. O anime Dragon Ball tem sua história baseada nos 16 primeiros volumes do mangá original, e a da seqüencia, Dragon Ball Z, baseia-se nos 26 volumes restantes.

A história de Dragon Ball (esfera do dragão) conta a vida de Son Goku, um menino morador da Montanha Paozu com cauda de macaco, baseado na lenda chinesa Jornada ao Oeste (西遊記), desde as suas aventuras enquanto criança até se tornar avô. Durante a sua vida, participa de muitas batalhas com adversários cada vez mais fortes, procurando sempre aumentar a sua força. Nas suas viagens, Goku conhece várias pessoas, criando muitas vezes uma amizade muito forte com elas que os ajudam a vencer os vilões da história.
As Esferas do Dragão são alguns dos componentes da história. São sete esferas de cristal alaranjado, mágicas, que estão espalhadas pelo planeta e que possuem estrelas no seu interior (de uma a sete). Quando todas são reunidas, se o portador souber as palavras mágicas, são usadas para invocar o dragão Shen Long que realiza um desejo (com alguns limites). Depois do desejo ser concedido, as esferas transformam-se em pedra e espalham-se pelo planeta, ficando impossíveis de serem usadas e detectadas durante um ano. Em tempos passados, demoraria gerações para procurar e juntar as esferas. No entanto, no início da história, uma garota chamada Bulma (filha de um dos maiores gênios da cidade, o dono da Corporação Capsula - fábrica existente no anime) cria o Radar do Dragão para detectá-as, tornando o processo mais fácil e rápido do que deveria ser. No decorrer da série, as "Dragon Balls" deixam de ser o tema principal para serem apenas um elemento secundário.
No Brasil
O mangá original de Dragon Ball foi publicado pela Conrad Editora entre Dezembro de 2000 e Outubro de 2003, a série foi lançada quinzenalmente e divida em 2 títulos distintos: Dragon Ball com 32 volumes e Dragon Ball Z com 51 volumes.
O formato usado nas edições brasileiras foi o formatinho e o número de páginas cada volume equivale a metade de uma edição japonesa.
No Brasil a série foi exibida pela primeira vez pelo SBT em Novembro 1996 dentro do programa Sábado Animado, foram exibidos apenas 60 episódios da série original dublados pelo extinto estúdio Gota Mágica.
Em 1999 Dragon Ball Z chega pelo canal pago Cartoon Network onde era exibido ás 18:30 com reprise á 00:30 e entre 1999 e 2001, Dragon Ball Z foi transmitido pela Rede Bandeirantes através do programa Band Kids, de segunda à sexta, dentre os horários de 15:30 às 17:00 horas.

Ainda em 2001, a Globo comprou e exibiu os 153 episódios de Dragon Ball com uma redublagem feita pela Álamo. No mesmo ano, o Cartoon Network começou a exibir Dragon Ball GT terminando em 2003.


Nenhum comentário:

Postar um comentário